segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Segundo turno no Pará

No começo das apurações das urnas no Estado do Pará, tudo parecia estar resolvido no primeiro turno para o candidato Simão Jatene. Ainda com 80% das urnas apuradas, o candidato tucano estava com mais de 50% dos votos válidos. Até que, nos 20% finais, a candidata petista, Ana Júlia, começou a tirar a diferença com a apuração das últimas urnas. Uma pequena arrancada que, foi suficiente para garantir a sua permanência no segundo turno.

Muito provavelmente, a maioria dos eleitores do Juvenil do PMDB - "padrinho" de Jader Barbalho - irão votar em Simão Jatene nesse segundo turno. Vários PMDBistas ficaram insatisfeitos com a gestão da Ana Júlia e, com o "pouco espaço" que tiveram no governo petista. Os votos dos PMDBistas serão importantes para que Simão Jatene possa assegurar seu favoritismo no Estado do Pará.

O candidato tucano ganhou bem na região metropolitana de Belém. Mas, onde o PSDB obteve mais sucesso, foram nas cidades de Santarém e Castanhal. Simão Jatene teve 58% e 64% dos votos válidos respectivamente. A única vitória expressiva de Ana Júlia foi na cidade de Abaetetuba com 54% dos votos válidos. Lá na terra da cachaça.

No segundo turno, tudo é possível. Mas agora, é trabalhar para fazer alianças e, continuar com as mesmas chances de vitória que tínhamos desde o começo dessas eleições. Acredito na vitória de Simão Jatene! Quero que o Pará volte a crescer!

Nenhum comentário: