sábado, 25 de setembro de 2010

Título histórico do Botafogo em 1910 completa 100 anos

Por Gm marcelo


O ano de 1910 é marcante para a história do Botafogo. Tanto que é destacado no hino do clube, composto por Lamartine Babo. Naquele ano, o então Botafogo Football Club ganhou o Campeonato Carioca. Considerado, na época, o primeiro título do Alvinegro. A conquista de 1907 só seria oficializada 89 anos depois, em 1996.

A histórica conquista de 1910 se torna centenária neste sábado. Em 25 de setembro de 1910, o Alvinegro goleou o Fluminense por 6 a 1 e assegurou o título com uma rodada de antecipação.

A campanha do Botafogo há cem anos começou com um tropeço: derrota para o América por 4 a 1. Mas a partir da segunda rodada, a equipe fez uma campanha impecável, vencendo os nove jogos restantes, demonstrando um grande poder ofensivo. Em dez partidas, foram 66 gols marcados e apenas nove sofridos.

Goleadas não faltaram. A maior vitíma foi o Riachuelo, que perdeu por 9 a 1 no primeiro turno. E sofreu uma derrota ainda maior no returno: Botafogo 15 a 1. Com direito a sete gols de Abelardo de Lamare.

O atacante foi o artilheiro da competição, com 22 gols. Três marcados no jogo decisivo contra o Fluminense, disputado no antigo campo localizado na Rua Voluntários da Pátria. Décio Viccari (dois) e Mimi Sodré marcaram os outros tentos alvinegros. Lulu Rocha fez, contra, o gol de honra do Flu.

No dia seguinte, manchetes na imprensa carioca destacavam o feito do Botafogo, chamando-o de “Glorioso campeão de 1910″. Surgia então, há 100 anos, o apelido que acompanha o clube até hoje.

Leia Mais Aqui

Nenhum comentário: