domingo, 26 de setembro de 2010

Não há obstáculos para criação de uma ditadura

O caudilho boliviano, Evo Morales, disse não ver obstáculos para o seu terceiro mandato, já que, a nova constituição aprovada em 2005, não o impede de disputar as eleições de 2014. O que ele quis dizer é o seguinte: Não há obstáculos para institucionalização e legalização de uma ditadura bolivariana na América Latina.

Outros amiguinhos esquerdistas, como Hugo Chávez e Rafael Corrêa, também fizeram mudanças constitucionais para permanecer mais tempo no poder. Só Zeleya,para a felicidade da democracia na região, não foi capaz de transgredir as leis em Honduras; país esse que, soube segurar o ímpeto ditatorial dos bolivarianos.

A América Latina está tão enfraquecida com a proliferação da ditadura socialista, que os caudilhos bolivarianos não fazem nenhum esforço para desmantelar as instituições democráticas com o objetivo de se eternizar no poder. Um dos motivos desse enfraquecimento, é, na minha opinião, a cumplicidade dos legisladores nesses países que, fez com que ditadores bolivarianos se tornassem mais forte do que as próprias leis. É o famoso "L'état c'est moi", capaz de mudar constituições de acordo com o projeto de poder para benefício próprio. Infelizmente, o Brasil não está longe desse problema. É só lembrar o que disse Zé Dirceu em uma oportunidade: “O problema é o monopólio das grandes mídias, excesso de liberdade e de direito de expressão e de imprensa. A imprensa já disputa até a constituição do governo".

É bom tomar cuidado, ou então, o PT também não terá obstáculos na criação de uma ditadura socialista no Brasil. Estão avisados heim!?

Nenhum comentário: