sábado, 7 de novembro de 2009

Curso de Esperanto na UEP

Hoje eu fui à União Espírita Paraense para conhecer e aprender um pouco mais sobre o Esperanto, a língua planejada mais falada no mundo e, que está sendo oferecido gratuitamente na UEP, e claro, não poderia perder essa oportunidade de estudar uma língua que foi criada pra servir de “segundo idioma” para os povos. Lendo o material de estudo para iniciantes, pude perceber que o Esperanto é um apanhado das principais línguas européias, como o Francês, alemão, Português, espanhol, etc. Posso até estar enganado, mas foi à sensação que eu tive ao ler o material.

Muitas pessoas associam o Esperanto somente à doutrina espírita. Nada a ver! Foi o espiritismo que adotou a filosofia do Esperanto para a divulgação de suas convicções. Inclusive, há congressos católicos esperantistas para a divulgação da língua.

É importante notar a importância que o Esperanto para fortalecer a amizade e a fraternidade entre os povos, e, muitas pessoas, por falta de conhecimento, dizem se tratar de uma língua “artificial”, mas que de artificial não tem nada. O Esperanto é uma experiência de vida, e sabemos muito bem que Natureza é vida.

Nenhum comentário: