terça-feira, 14 de julho de 2009

Joyeux Jour de la Bastille !!!!


Na França, comemora-se hoje o "14 de julho", conhecido como a queda da Bastilha. É um acontecimento importante na história da humanidade que promoveu a criação de valores baseado na igualdade, fraternidade e liberdade, tudo isso, representado pela bandeira nacional francesa, e que marca o início da república no país junto com as formações das instituições democráticas.


A Bastilha era uma fortaleza que começou a ser construída em 1370 em Paris, durante o reinado de Carlos V, concluída doze anos depois. No século XV, foi transformada numa prisão de estado para aqueles que discordavam da monarquia francesa, ou para aqueles que eram considerados uma ameaça ao Rei.


O “14 de julho” é uma data especial para os franceses porque representa o fim do absolutismo monárquico e o começo do processo revolucionário da revolução francesa. E o primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. Depois de muitos anos aprisionados pelo absolutismo, o povo tomou as rédeas e estabeleceu a liberdade individual que tanto faltava na época em que o Estado era o Rei.


O lema da revolução francesa é liberal. O homem se desenvolve quando expande suas riquezas através do esforço, do valor individual e da liberdade de expressão.


Parabéns aos franceses! Joyeux Jour de la Bastille à tous les Français autour du monde!


Nenhum comentário: